Cultura material e a estruturação das refeições no século XVII

o caso do Galeão Sacramento, 1668, Bahia

Autores

  • Prof. Dr. Leandro Vieira da Silva Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais (FEAM/MG)

Palavras-chave:

Arqueologia Histórica;, Cerâmica, Faiança;, Práticas Alimentares, Galeão Sacramento

Resumo

A publicação procura discutir sobre a possibilidade da ocorrência de refeições estruturadas na Bahia colonial por meio da análise dos utensílios de mesa que foram recuperados na área do Galeão Santíssimo Sacramento. A análise tem como foco a morfologia e as prováveis funções das peças de faiança, cerâmicas que tinham como função o serviço e o suporte para o consumo de alimentos, além de outros artefatos constituídos por diferentes matérias-primas. A diversidade morfológica observada no aparato material aponta para aspectos de formalização, individualização e especialização, o que contribui para suplantar a ideia de que a mesa no período colonial possuiria um espectro de objetos reduzido e que as refeições não seriam estruturadas.

Biografia do Autor

  • Prof. Dr. Leandro Vieira da Silva, Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais (FEAM/MG)

    Doutor em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (USP), é Analista Ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais (FEAM/MG) e integrante dos grupos de pesquisa: “História da Alimentação”, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); “História Regional da Bahia”, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano e Universidade do Estado da Bahia (UFRB/UNEB) e “Núcleo de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Bahia”, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Downloads

Publicado

2025-07-21

Como Citar

Cultura material e a estruturação das refeições no século XVII: o caso do Galeão Sacramento, 1668, Bahia. (2025). Navigator, 21(41), 122-143. https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/navigator/article/view/5665

Artigos Semelhantes

1-10 de 60

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.