Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha voltou a publicar, regularmente, em 2005, a Revista Navigator - Subsídios para a História Marítima do Brasil (e-ISSN: 2763-6267; ISSN-L: 0100-1248; QUALIS CAPES B1). A Navigator - do latim, navigator, oris - é um periódico de caráter científico, com periodicidade semestral, que tem como foco estabelecer-se enquanto espaço e instrumento de promoção de subsídios para a História, especialmente no campo da História Marítima, difundindo contribuições de historiadores, arqueólogos e pesquisadores de áreas afins; concorrendo também para a ampliação da consciência marítima brasileira.

O objeto da História, de que se ocupa a Navigator, é o passado das atividades humanas referente ao mar e, por afinidade, aos rios e demais meios navegáveis. Portanto, são parte do escopo da revista, dentro desse objeto:

  • O emprego e o aprestamento da parcela militar do poder marítimo, que é o poder naval;
  • As viagens marítimas e fluviais de exploração e os relatos dos viajantes;
  • O transporte marítimo e fluvial e a infraestrutura hidroviária;
  • A navegação e a cartografia náutica;
  • A colonização e as invasões que dependeram do mar e águas interiores;
  • O tráfego marítimo de pessoas e os movimentos migratórios;
  • As manifestações culturais e religiosas que tenham no mar seu principal referencial;
  • Os trabalhadores do mar, portuários e populações ribeirinhas;
  • A indústria naval de construção e reparação e seus produtos;
  • A indústria bélica de interesse do aprestamento naval;
  • As atividades, as organizações e os meios de exploração e explotação dos recursos do mar;
  • As atividades de arqueologia e de pesquisa arqueológica subaquáticas;
  • As atividades referentes às ilhas oceânicas brasileiras; e
  • As atividades referentes ao mar e demais meios navegáveis, ou a eles relacionadas, analisadas quanto ao seu passado à luz das ciências humanas em geral.

Para que a Navigator possa divulgar artigos de elevada qualidade e rigor científico, criou-se um Conselho Consultivo de estudiosos cujas contribuições se destacam nos campos da História ou da Arqueologia. Contudo, a principal contribuição para o fortalecimento do campo da História Marítima são os estudos daqueles que por ela se interessam. Portanto, artigos serão sempre muito bem-vindos.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Navigator adota a prática de avaliação duplo-cega realizada por pareceristas ad hoc, via de regra doutores com comprovada experiência acadêmica no campo em que se inserem as temáticas de cada artigo submetido. Antes, porém, os textos recebidos são lidos pela Equipe de Editores, em caráter de desk review, que avaliará, unicamente, a pertinência quanto ao foco da revista e a adequação às suas normas editorias. Decidindo então, se os textos serão encaminhados para avaliação dos pareceristas ou se serão rejeitados ad portas. Em ambos os casos, os autores receberão, por via eletrônica, cópia das avaliações emitidas pelos pareceristas, respeitando-se sempre o sigilo quanto à suas identidades, ou notificação relativa aos motivos da rejeição ad portas do texto, quando for o caso.

PERIOCIDADE

Semestral

DECLARAÇÃO DE ACESSO ABERTO - "OPEN ACCESS COMPLIANCE"

Navigator é um periódico de acesso aberto e, como tal, tem como pressuposto que os detentores dos direitos autorais de trabalhos acadêmicos nele publicados concedem os direitos de uso a terceiros por meio da licença aberta Creative Commons. Permitindo assim o acesso gratuito imediato aos referidos conteúdos e autorizando qualquer usuário a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, rastreá-los para indexação, passá-los como dados para software ou usá-los para qualquer outra finalidade legal. Mantendo, contudo, os direitos autorais e todos os direitos de publicação. Desse modo, a Navigator tem como horizonte disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, atuando sob o princípio de proporcionar maior democratização do conhecimento.

POLÍTICA DE DOSSIÊ TEMÁTICOS

Navigator adota desde 2009 a política de dossiês temáticos. Tal formato tem potencializado o impacto e a divulgação dos números, na medida em que favorece a dinâmica dialógica entre os artigos, fortalecendo-os mutuamente.

A Revista publica dossiês temáticos, recorrendo a estudiosos convidados para organizá-los. Cada dossiê é composto, geralmente, de cinco a dez artigos. Os organizadores dos dossiês têm precedência para a emissão de pareceres aos artigos remetidos ao dossiê.

Navigator procura organizadores de dossiês que pertençam a diferentes instituições de ensino e pesquisa. As chamadas de artigos aos dossiês temáticos são publicadas no site da revista com antecedência da data de publicação. Todos os dossiês temáticos indicarão um dead line (data limite) para a submissão.

A organização do dossiê temático não deve ocupar todo o espaço destinado aos artigos, preservando-se, assim, as seções de fluxo contínuo. Desta forma, independentemente dos dossiês temáticos, os autores podem submeter contribuições em qualquer outra seção, a qualquer momento.

Textos eventualmente aprovados, mas não aproveitados em um dossiê pelos organizadores, poderão ser destinados a integrar as seções de fluxo contínuo da revista em algum número seguinte.

POLÍTICA DE TAXAS

A revista é de acesso gratuito e não cobra taxas dos autores para as submissões dos artigos, para as avaliações e para a publicação dos textos aprovados.

ASSINATURA DA VERSÃO IMPRESSA

Assinaturas anuais de exemplares impressos, no valor de R$ 18,00, podem ser realizadas por meio do e-mail: navigator@marinha.mil.br .

 

ISSN Eletrônico: 2763-6267

ISSN Impresso: 0100-1248

QUALIS B1