Trabalhadores e impacto ecológico

Os portos de lenha e o uso dos recursos naturais pela navegação a vapor na Amazônia (da segunda metade do século XIX ao início do século XX)

  • Caio Giulliano Paião Doutor em História Social (UNICAMP). Atualmente desenvolve estágio de pós-doutorado na UNIFESP
  • Davi Avelino Leal Doutor em Sociedade e Cultura pela Universidade Federal do Amazonas. Professor do Departamento de História da Universidade Federal do Amazonas
Palavras-chave: Navegação a vapor; Amazônia; Portos de lenha; Trabalhadores; Natureza.

Resumo

Este artigo aborda a experiência dos trabalhadores e o impacto ecológico da navegação a vapor na região amazônica, desde seu advento até o declínio do negócio. Temos como fontes a imprensa, relatos de viajantes, romances, estudos e documentos oficiais. Concentramo-nos na criação e no cotidiano dos “portos de lenha”: núcleos ribeirinhos responsáveis pelo abastecimento dos vapores, e presentes nos rios que escoavam os principais produtos de exportação da época. Esses navios eram quase que exclusivamente movidos a lenha que era retirada das matas. O objetivo central é problematizar as implicações disso no mundo natural e na consolidação de processos de trabalho nas margens dos rios. Ao fim, demonstramos que os avanços capitalistas na região, dependentes dos vapores, são indissociáveis dos danos colaterais no meio ambiente e no contexto social das populações ribeirinhas.  

Publicado
2023-07-02