Acanto em Revista
Resumo
Inspirado nesse trecho da canção à Intendência, apresento a 11ª Edição do Acanto em Revista, um periódico acadêmico anual que reúne artigos científicos relevantes e oportunos sobre temas de interesse da nossa Marinha.
Na capa desta Edição, há três elementos que merecem cuidadoso destaque, por conectarem-se à linha editorial e aos artigos deste periódico.
O primeiro é o firme reconhecimento da atividade-fim de nossa Força, tendo o Navio-Aeródromo Multipropósito ‘‘Atlântico’’, o maior navio da Marinha do Brasil (MB), como a representação dessa Oficiais (CAIO) enevoados sobre o mar, em referência à qualificação dos militares Intendentes em suas múltiplas vertentes e, de forma especial, no
Em segundo lugar destacam-se os distintivos do Curso de Aperfeiçoamento de Intendência para Oficiais (CAIO) enevoados sobre o mar, em referência à qualificação dos militares Intendentes em suas múltiplas vertentes e, de forma especial, no apoio logístico ao Setor Operativo.
O terceiro se refere à capacitação como um Valor Militar , ideia que traduz aos diversos eixos de capacitação do pessoal militar e civil para o desempenho dos cargos, funções e incumbências previstos na Marinha, tanto em tempos de paz quanto em situações de guerra.
A conjugação desses três elementos reflete as capacitações oferecidas pelo Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga (CIANB), as quais, alinhadas ao propósito maior de suas finalidades, buscam agregar o maior valor técnico profissional aos capacitados.
Nesta Edição, destaco a entrevista com o Vice-Almirante (Refº-IM) Octávio Mello de Almeida Filho, cujo legado em prol do aperfeiçoamento do Oficial Intendente se mantém firme até os dias atuais.
Sublinho, ainda, os artigos sobre a utilização de redes neurais artificiais como ferramentas de previsão de demanda de combustíveis e sobre a atual estrutura de governança do Sistema de Catalogação de Defesa (SISCADE).
Certo das boas reflexões propositivas, desejo a todos uma ótima leitura.