• Acanto em Revista
    v. 8 n. 08 (2021)
  • Acanto em Revista
    v. 7 n. 7 (2020)

    No ano em que o Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga completa 10 anos de ativação, apresento, com renovado entusiasmo, esta Edição Comemorativa do periódico acadêmico “Acanto em Revista”. Nesta 7a Edição, a “Acanto em Revista” traz, como destaque, a entrevista com o Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues, Secretário-Geral da Marinha, que resgata os objetivos e valores que consubstanciaram a decisão pela criação deste Centro de Instrução em 2010 e, por meio de um breve registro desta trajetória de 10 anos, estabelece uma ponte com as atividades e programas hoje conduzidos pelo CIANB, permitindo a análise das conquistas alcançadas e a reflexão sobre os caminhos futuros. Em seguida, são apresentados dois artigos em destaque: o primeiro, elaborado por Oficiais do Departamento de Ensino do CIANB, que detalha os desafios ao enfrentamento à COVID-19 e as diversas ações adotadas com intuito dar prosseguimento aos cursos de carreira de pós-graduação com menor impacto ao processo ensino-aprendizagem; e o segundo, elaborado por Oficial especialista em Orçamento Público da DGOM, que trata do orçamento por resultados e os potenciais aprimoramentos ao processo orçamentário da Marinha do Brasil. Fiel à sua vocação de apresentar artigos científicos de relevância para a MB nas áreas de conhecimento de interesse do Setor Secretaria-Geral da Marinha (SGM), a presente edição é composta por 9 artigos selecionados entre os trabalhos de conclusão do CAIO 2019 e 2 artigos externos. Além disso, com objetivo de divulgar os cursos e eventos conduzidos pelo CIANB, tanto para o público interno - seus clientes - quanto para o público externo - seus colaboradores - esta Edição traz um bloco que detalha a missão, as atividades e os projetos em andamento. Por fim, agradeço aos que contribuíram para que o CIANB tenha alcançado o atual patamar de excelência na capacitação dos militares e servidores civis da MB, promovendo e elevando o nosso lema: “Capacitação para os Desafios da Gestão”. Desejo a todos uma ótima leitura.

  • Acanto em Revista
    v. 6 n. 6 (2019)
    É com satisfação que apresentamos a 6ª edição da nossa Acanto em Revista. Periódico editado pelo Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga (CIANB) com o propósito de divulgar a produção acadêmica relacionada às áreas de conhecimento de interesse do Setor da Secretaria-Geral da Marinha (SGM). Lançada em 2014, e com edições anuais, a Acanto em Revista é uma publicação científica classificada pela CAPES/Qualis no estrato B3, da grande área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo e B5, na grande área Multidisciplinar. Os artigos apresentados são inéditos e destinam-se exclusivamente à Revista, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, tanto no que se refere ao texto, como figuras ou tabelas, quer na íntegra ou parcialmente. A qualidade do conteúdo do material publicado é de responsabilidade do Conselho Editorial da Revista, Órgão de caráter consultivo, presidido pelo Diretor do CIANB, e constituído por uma equipe de oficiais de diversas áreas de conhecimento, tais como: instrutores, mestres e pedagogos que atuam no Centro. Essa edição é um convite à reflexão sobre os novos conceitos da Administração e Gestão Pública em um cenário caracterizado por modelos mais participativos de gestão. Nesse sentido, as conexões sociais, representadas pelas relações entre os atores organizacionais, o compartilhamento de informação, a colaboração e outros elementos estruturais e cognitivos presentes nas redes, tornam-se importantes vias para a criação de valor, indo além do que se estabelece de maneira formal nas organizações. A todos, uma boa leitura!
  • Como temas destaque desta 5ª Edição foram escolhidos a Inovação e o Empreendedorismo, princípios imprescindíveis e complementares não apenas ao meio corporativo privado, que visa o lucro, mas também aos órgãos públicos (e dentre estes as organizações da MB), bem como ao meio acadêmico, principalmente as escolas e centros atuantes na capacitação profissional. Por meio da capacidade de inovar, oportunidades de melhoria são vislumbradas e novas formas de trabalho, criadas. O empreendedorismo atua para transformar essas novas ideias em realidade, efetivamente produzindo resultados. Acanto em Revista
    v. 5 n. 5 (2018)

    Uma jovem, porém, de reconhecida competência, Organização Militar de Ensino construída sobre os pilares do conhecimento, da experiência profissional e da tradição militar naval, moldados ao longo dos 248 anos da atividade de Intendência na Marinha, e a partir da visão e trabalho conjunto de pessoas comprometidas em fazer com que o amanhã seja sempre melhor que o hoje. Este é o Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga (CIANB), que cumpre sua missão de aperfeiçoar os Oficiais do Corpo de Intendentes da Marinha e de levar capacitação e aprimoramento profissional, nas áreas de conhecimento de interesse do Setor SecretariaGeral da Marinha (SGM), aos militares e servidores civis da Marinha do Brasil (MB) mantendo duplo foco. Busca estar permanentemente alinhado às demandas da atualidade, mas também, e especialmente, atento ao porvir, desenvolvendo as competências necessárias para que as atividades de Intendência e a gestão na MB continuem no ciclo virtuoso do incremento em eficiência. É com este espírito que a “Acanto em Revista” é construída. Periódico acadêmico anual do CIANB, materialização e símbolo da filosofia que dá suporte ao trabalho dedicado e incansável aqui desenvolvido, em estreita parceria com as Organizações Militares Orientadoras Técnicas (OMOT) do Setor SGM, possui como propósito a divulgação de artigos científicos de relevância para a MB, especialmente aqueles que contribuem para a melhoria de processos e para a busca de novas ferramentas, métodos e soluções para os obstáculos e desafios enfrentados pela gestão da MB, das áreas de Abastecimento, Administração, Finanças, Contabilidade, Orçamento Público, Controle Interno e as ramificações destas. Como temas destaque desta 5ª Edição foram escolhidos a Inovação e o Empreendedorismo, princípios imprescindíveis e complementares não apenas ao meio corporativo privado, que visa o lucro, mas também aos órgãos públicos (e dentre estes as organizações da MB), bem como ao meio acadêmico, principalmente as escolas e centros atuantes na capacitação profissional. Por meio da capacidade de inovar, oportunidades de melhoria são vislumbradas e novas formas de trabalho, criadas. O empreendedorismo atua para transformar essas novas ideias em realidade, efetivamente produzindo resultados.

  • Acanto em Revista
    v. 4 n. 04 (2017)

    A Quarta Edição da “Acanto em Revista”, buscou-se enfatizar a Educação a Distância (EAD), ferramenta adotada, em escala cada vez maior, por diversas instituições de ensino nos últimos anos, em nosso país e no mundo, que tem se mostrado útil tanto para encurtar as distâncias quanto para reduzir custos no processo de transmissão do conhecimento. Diante de um cenário de escassez de recursos orçamentários e financeiros, aliado a uma crescente demanda por cursos, que apenas no ano de 2017 foi de aproximadamente 26% maior em relação ao ano anterior, a ampliação da utilização da EAD pelo CIANB vem sendo uma alternativa viável e econômica para as Organizações Militares da MB sediadas fora da cidade do Rio de Janeiro, que precisam capacitar suas tripulações. Para melhor atender ao desafio que lhe foi imposto no cumprimento da sua missão, o CIANB está ampliando o seu Setor de EAD e se aproximado de Instituições e de profissionais que atuam nesta área, com a finalidade de aperfeiçoar a qualidade de ensino ministrada. Deste modo, abrimos esta edição com uma entrevista com o Professor José Moran, Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo e renomado conhecedor do tema.

  • Acanto em Revista
    v. 3 n. 3 (2016)

    A “Acanto em Revista” é um periódico anual destinado à divulgação de artigos de natureza acadêmica relacionados a temas do Abastecimento, Administração Pública, Finanças e Orçamento Público, dentre outros. A seleção dos trabalhos publicados é realizada considerando a qualidade científica e relevância dos temas, tanto para a Marinha do Brasil como para instituições públicas e privadas, colaborando para a efetiva disseminação do conhecimento. Além da natural diversidade e abrangência de temas, característica da Gestão Pública, buscou-se, nesta edição, transcender as fronteiras do Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga (CIANB) e da Marinha, recebendo propostas de autores oriundos de outras Organizações. Neste sentido, a proposta desta edição é manter o espírito das edições anteriores, apresentando aos leitores, além dos trabalhos acadêmicos, uma entrevista sobre um assunto relevante e atual. A escolha para este exemplar foi de fomentar a discussão e reflexão sobre a Gestão do Conhecimento (GC), que, ao longo dos anos, vem assumindo uma importância maior em decorrência da ascensão da denominada sociedade do conhecimento. Estudos têm sido aprofundados sobre o tema e a “Acanto em Revista” não poderia se furtar de participar desse fórum. O próprio CIANB assumiu no âmbito do Setor Secretaria-Geral da Marinha, dentre outras tarefas, a de exercer a centralização da GC nas áreas de abastecimento, administração, orçamento e finanças, conforme o ciclo ilustrado em nossa capa. O ciclo KDCA, analogia ao consagrado ciclo administrativo “Plan, Do, Check and Action”— no qual o planejamento foi substituído pelo “Knowledge”, compreende: a atividade de obtenção do conhecimento por meio de pesquisas, palestras, seminários, workshop; o conhecimento obtido que deve ser armazenado — e nada mais clássico do que uma biblioteca para representar um repositório do conhecimento; o oferecimento de cursos para disseminação do conhecimento obtido e armazenado — que é outra missão do CIANB; e, finalmente, a aplicação do conhecimento em apoio às atividades previstas na missão da Marinha. Assim, com o propósito de aprofundar a abordagem do referido tema, a presente edição contará om uma entrevista do Doutor Fábio Ferreira Batista, do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas. Na sequência, a Seção de Artigos Selecionados, em que trabalhos desenvolvidos por autores da Marinha e de outras Instituições foram avaliados por banca acadêmica através do sistema “Double Blind Review”, conta com sete matérias. Os principais colaboradores para esta Seção foram os alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Intendência para Oficiais (CAIO), que produziram artigos com base nas pesquisas desenvolvidas sob a orientação de docentes do CIANB, da Faculdade Administração e Ciências Contábeis/UFRJ e das Diretorias Especializadas do Setor da Secretaria-Geral da Marinha. Foi inserida também uma nova Seção de Artigos Convidados, onde os artigos submetidos pelas Diretorias Especializadas em assuntos de Intendência e por autores de outros Órgãos e Instituições apresentam temas atuais e relevantes para o debate profissional e acadêmico dentro das suas respectivas áreas de atuação. Assim, nesta edição haverá um artigo de um Oficial do Exército Brasileiro. Releva mencionar o empenho e dedicação da tripulação deste Centro de Instrução e Adestramento, juntamente com o apoio do pessoal de inúmeras Organizações Militares da Marinha e colaboradores externos, que contribuíram direta ou indiretamente para que a publicação deste periódico pudesse ser concretizada. Em fim, mais uma edição da “Acanto em Revista” é realizada com a expectativa de que o propósito deste periódico anual possa ser atingido, qual seja de provocar reflexões nos leitores e contribuir para o aperfeiçoamento dos processos nas áreas de conhecimento do Setor Secretaria-Geral da Marinha.

  • Acanto em Revista
    v. 2 n. 2 (2015)

    Dentre as diversas tarefas atribuídas ao CIANB, podemos destacar como a mais desafiadora: “Exercer a centralização da gestão do conhecimento do Setor SGM”. Como parte fundamental à consolidação desta tarefa, a manutenção de uma revista acadêmica apresenta-se como basilar. Com periodicidade anual, em sua segunda edição, a “Acanto em Revista” propõe-se a materializar e socializar um fluxo de ideias, argumentos e relatos de experiências sobre as questões emergentes e sobre o repensar dos temas estabelecidos como de importância, não só para o Corpo de Intendentes da Marinha, mas para toda a comunidade de leitores, autores e pareceristas da qual faz parte, visto que a mesma não pertence somente à Marinha do Brasil. Você leitor, poderá percorrer uma viagem agradável, que se inicia com uma entrevista inédita com o Professor Vicente Falconi, onde são abordados temas afetos à Liderança, Gestão e Educação Corporativa. Em seguida, percorrer a “Seção de Artigos Premiados do CAIO-2014”, onde são apresentados os quatro melhores Trabalhos de Conclusão daquele Curso. Releva mencionar que os Trabalhos de Conclusão de Curso do CAIO têm por objetivo primário proporcionar reflexões e discussões acerca de temas propostos pelas Diretorias Especializadas do Setor SGM, tendo em mente a busca de soluções para os problemas de Gestão na Marinha do Brasil. Prosseguindo, apresentamos a “Seção de Artigos Selecionados”, onde constam artigos submetidos pelas Diretorias Especializadas em assuntos de Intendência, com temas atuais e relevantes para o debate profissional e acadêmico dentro das suas respectivas áreas de atuação. Ao término desta trajetória de leitura, na mesma Seção, estão publicados artigos que foram submetidos por diversos professores e pesquisadores, tendo sido previamente avaliados pelo sistema “double blind review”. A arte de expressar pensamentos, reflexões, resultados e disponibilizar para outrem, é uma trajetória que expressa dedicação, competência e responsabilidade, por isso, convidamos a todos os leitores, quer sejam pesquisadores, professores ou pós-graduandos das diversas instituições acadêmicas a submeterem seus trabalhos para nossas próximas edições.

  • Acanto em Revista
    v. 1 n. 1 (2014)

    Esta primeira edição da “Acanto em Revista” inaugura o projeto de construção, disseminação e integração de conhecimentos produzidos no Corpo de Intendentes da Marinha. Posso dizer que tudo começou em 2013, quando foi introduzido, no currículo do Curso de Aperfeiçoamento de Intendência para Oficiais (CAIO), a obrigatoriedade de apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), juntamente com a disciplina “Metodologia da Pesquisa”. Esse TCC, no formato de um artigo científico, foi desenvolvido por cada Oficial-aluno, com base em temas erigidos pelas Organizações Militares Orientadoras Técnicas (OMOT) das áreas de conhecimento afetas ao Setor da Secretaria-Geral da Marinha (SGM). Tal medida tinha como principal objetivo utilizar os métodos e técnicas de metodologia científica, na análise, relato e solução de problemas administrativos de nossa Força. Desta forma, pretendia-se contribuir para a produção de conhecimento crítico onde os trabalhos dos Oficiais-alunos viabilizariam mudanças em nossas estruturas organizacionais, no sentido do alcance da excelência. Como se tratava do primeiro ano do TCC e em função da extensa carga horária do curso (1680 horas-aula), não esperávamos grandes resultados, apesar da competência de nossos Docentes e Discentes. Entretanto, ao final de 2013, deparávamo-nos com excelentes trabalhos acadêmicos, alguns com potencial para gerar contribuições significativas para a Marinha. Complementando essa surpresa positiva, recebemos, em 2014, a notícia da aprovação de trabalhos para apresentação em eventos acadêmicos de reconhecida qualidade, em âmbito nacional, na área de Administração. Diante das possibilidades que tínhamos em nossas mãos, tornou-se imperativo que os conhecimentos produzidos durante o CAIO fossem adequadamente disseminados. Assim, nossa estratégia baseou-se, primeiramente, na organização de um Seminário, com a apresentação dos quatro melhores artigos e, por fim, na edição de um periódico que conferisse uma maior abrangência na disseminação do conhecimento. Tais artigos compõem, portanto, a seção de Artigos Premiados. Mas, ciente do potencial deste periódico, resolvemos ampliar seu escopo, abrindo espaço para conhecimentos produzidos em nossas Diretorias Especializadas. Após criteriosa análise dos trabalhos submetidos, apresentamos, na seção Artigos Selecionados, a produção acadêmica gerada no seio da atividade administrativa. Por fim, ainda que satisfeito com o resultado alcançado, não pretendemos permanecer no estágio atual. Valendo-se de nossa gradativa maturidade acadêmica e da ampliação de nossos cursos de pós-graduação, planejamos investir na melhoria da qualidade da produção científica gerada no Corpo de Intendentes, tornando a “Acanto em Revista” ainda mais significativa para a veiculação das ideias e inquietações que facilitarão o desenvolvimento da Marinha e, consequentemente, do Brasil.