O sistema de aeronaves remotamente pilotadas ScanEagle em navios-escolta.
Resumo
A Aviação Naval da Marinha do Brasil (MB) passa pela transição para a sua quinta fase, com a aquisição do seu primeiro Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas Embarcado, o SARP-E ScanEagle.
Isso acontece justamente no momento em que, conforme Alvarenga Filho (2018, p. 64 e 65), a conjuntura atual, com a lacuna deixada no conjunto representado pelos navios-aeródromo (NAe) e as aeronaves do seu Grupo Aéreo Embarcado (GAE) devido à desmobilização do NAe São Paulo, sem previsão de um substituto antes de 2030, possibilita acompanhar o desenvolvimento das Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) e autônomas, que possuem um futuro bastante promissor e têm evoluído rapidamente.
Downloads
Publicado
2025-02-17
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
O sistema de aeronaves remotamente pilotadas ScanEagle em navios-escolta. (2025). Revista Marítima Brasileira, 141(10/12), 216-226. https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/revistamaritima/article/view/6915