O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Revista da Escola de Guerra Naval é um periódico quadrimestral, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), que publica, prioritariamente, trabalhos originais e inéditos, que tem o propósito de disseminar e promover o intercâmbio, em níveis nacional e internacional, de conhecimentos relativos à área de Defesa com ênfase em: Ciência Política, Geopolítica, Defesa, Estratégia, Relações Internacionais, História Militar, Ciência e Tecnologia, Direito Internacional e Gestão. Desta forma, ela visa proporcionar mais integração entre a Marinha do Brasil e a sociedade, publicando textos científicos. Ademais, busca promover maior integração entre a Marinha do Brasil e a sociedade, por meio da publicação de artigos científicos, comunicações e resenhas que contribuam para o desenvolvimento de um pensamento estratégico autóctone em matéria de Defesa.

O principal critério para a priorização de publicação é a aderência a linha editorial da Revista.

Os artigos publicados pela Revista são de exclusiva responsabilidade de seus autores, não expressando, necessariamente, o pensamento da Escola de Guerra Naval nem o da Marinha do Brasil.

 

SUBMISSÕES DE ARTIGOS E COMPOSIÇÃO

1. A Revista só aceitará submissões de trabalhos inéditos (artigos e resenhas) relacionados a assuntos de Defesa em Geral, com ênfase nas áreas Ciência Política e Relações Internacionais e outras correlacionadas, não sendo permitida a sua apresentação simultânea em outro periódico. Entende-se como um artigo original e inédito um texto completo que nunca foi publicado e divulgado em papel e/ou em formato digital em qualquer evento (congresso, simpósio, reunião, encontro, etc.). Caso o artigo tenha sido disponibilizado e divulgado para acesso geral não é mais original ou inédito para efeito de publicação.

2. Para artigos com autoria múltipla, é necessário informar a ordem de apresentação dos autores, obedecendo o constante no item declaração de responsabilidade abaixo, e declaração de cada um autorizando a publicação.

3. Artigos somente com autor(es) com grau acadêmico de MESTRANDO OU MESTRE, sem coautoria com DOUTORES, só serão aceitos no processo seletivo se autorizados pelo Editor Executivo, com base no potencial de impacto do artigo e na aderência à linha editorial.

3.1. Artigos com autor(es) com grau acadêmico inferior ao de MESTRANDO não serão aceitos no processo de seleção de artigos.

3. 2. Na fase final do processo de seleção dos artigos, serão priorizados os artigos de autoria de Doutores ou co-autoria de Mestres com Doutores.

4. Os artigos, que cumprirem as normas acima, passarão por um processo de avaliação por pares, sem que os revisores tenham acesso ao nome do autor (blind peer review). Ao fim deste processo, o autor será notificado via e-mail de que seu artigo foi aceito (ou não) e que aguardará a primeira oportunidade de impressão.

5. A revista reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.

6. Os artigos (em português, inglês, francês ou espanhol) de cerca de 5.000 a 10.000 palavras devem ser submetidos por intermédio do email da Revista: egn.revista@marinha.mil.br, conforme as instruções.

7. O título do artigo deverá ter limite de caracteres, no máximo 115 contando com os espaços inclusos, para serem aceitos.

8. O arquivo contendo o artigo, no formato word, não deverá conter qualquer identificação ou referência sobre o autor.

9. Por norma de segurança, outro arquivo do artigo identificado contendo a qualificação e vinculação do autor, deverá também ser obrigatoriedade enviado para o e-mail: egn.revista@marinha.mil.br.

10. Após o recebimento do artigo, será enviado um e-mail acusando o recebimento do mesmo e realizada uma avaliação preliminar com ênfase na forma e adequação a linha editorial, de modo a dar partida ao processo de seleção.

 

Autoria e Colaborações

A Revista da EGN adota a taxonomia CRediT (Taxonomia de Papéis dos Contribuintes), que é gerida pelo Consórcio para Avanço de Padrões em Informação de Administração de Pesquisa (CASRAI). Este sistema define 14 papéis diferentes que podem ser atribuídos a autores ou colaboradores. No entanto, considerando as características específicas da área, estabelecemos cinco papéis como obrigatórios e nove como opcionais, conforme a tabela a seguir:

Papéis obrigatórios

- Conceptualização: desenvolvimento de ideias e formulação de metas e objetivos de pesquisa.
- Metodologia: criação e design de metodologias e modelos.
- Escrita (rascunho original): elaboração e preparação do rascunho inicial do trabalho, incluindo traduções significativas.
- Escrita (análise e edição): revisão crítica e edição do trabalho por membros do grupo de pesquisa, abrangendo etapas de pré ou pós-publicação.

 Papéis opcionais

- Curadoria de dados: gestão de dados de pesquisa, incluindo anotação, limpeza e manutenção para reutilização.
- Análise formal: aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas ou computacionais para a análise de dados.
- Aquisição de financiamento: obtenção de suporte financeiro para o projeto.
- Investigação: realização de experimentos e coleta de dados.
- Administração do projeto: coordenação e gestão do planejamento e execução da pesquisa.
- Recursos: fornecimento de materiais, reagentes e equipamentos necessários.
- Software: desenvolvimento de software e testes de código.
- Supervisão: liderança e supervisão das atividades de pesquisa.
- Validação: verificação da replicabilidade e reprodutibilidade dos resultados.
- Visualização: criação e apresentação de visualizações de dados.

Aplicação (exemplos)

As atribuições de autoria e colaboração devem ser incluídas ao final do manuscrito, como nos exemplos a seguir:

- Quando todos os autores compartilham responsabilidades equivalentes:
 Autoria e Colaborações: todos os autores contribuíram igualmente para a elaboração do artigo.

- Quando as responsabilidades são distintas:
Autoria e Colaborações
Autor 1 – conceitualização e redação (rascunho original);
Autor 2 – metodologia e redação.

Autoria e Colaborações
Autor 1 – conceitualização e redação (rascunho original, revisão e edição);
Autor 2 – metodologia e redação (revisão e edição);
Autor 3 – investigação e análise formal.

É fundamental ressaltar que todos os autores são responsáveis pelo artigo publicado desde o momento da submissão. As atribuições permitem identificar de forma clara o papel de cada autor na produção do artigo, especialmente nas ciências humanas e sociais, onde é comum a colaboração entre pesquisadores experientes e iniciantes.

 Outras recomendações

- Indicação de financiamentos: deve ser informada nas “considerações ao editor” durante a submissão, incluindo a identificação do financiador e, se aplicável, o número do processo. A estrutura deve ser:

Estudo/Pesquisa financiado pelo [órgão de fomento], através do [projeto/programa], [edital/processo].

Exemplo:

Estudo financiado pelo Ministério da Defesa e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), através do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa), edital 27/2018.

- Documentos suplementares: outros documentos podem ser enviados na submissão para auxiliar os revisores na avaliação do manuscrito. Entretanto, somente o artigo será publicado e disponibilizado na revista.

 

CRITÉRIOS DE AUTORIA

No que se refere à indicação de responsabilidade pelo artigo, caso não seja a mesma de todos os autores, deve ser indicada logo abaixo do título ordenada segundo o critério abaixo:

1. Concepção, projeto, análise e interpretação dos dados;

2. Redação do manuscrito;

3. Revisão crítica relevante do conteúdo intelectual.

- Com base nestes critérios, os proponentes deverão indicar, em nota de rodapé na página final do artigo, como ocorreu a participação de cada autor na elaboração do manuscrito.

 

FORMA DE APRESENTAÇÃO DA AFILIAÇÃO

A afiliação deve conter:

1. Nome da instituição ao qual está vinculado o pesquisador (Programa/Universidade) - por extenso com abreviatura entre parênteses.

2. Cidade e Estado da Federação (quando houver).

3. País (por extenso e na grafia do idioma original). Exemplo: Professor do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI-UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

 

INDICAÇÃO DE FINANCIAMENTO DO ARTIGO

CONFLITO DE INTERESSES

A publicação segue as recomendações do Código de Boas Práticas Científicas da FAPESP de 2014, no que diz respeito aos conflitos de interesses:

“3.4.1. Há conflito potencial de interesses nas situações em que a coexistência entre o interesse que deve ter o pesquisador de fazer avançar a ciência e interesses de outra natureza, ainda que legítimos, possa ser razoavelmente percebida, por ele próprio ou por outrem, como conflituosa e prejudicial à objetividade e imparcialidade de suas decisões científicas, mesmo independentemente de seu conhecimento e vontade.

3.4.2. Nessas situações, o pesquisador deve ponderar, em função da natureza e gravidade do conflito, sua aptidão para tomar essas decisões e, eventualmente, deve abster-se de tomá-las.

3.4.3. Nos casos em que o pesquisador esteja convencido de que um conflito potencial de interesses não prejudicará a objetividade e imparcialidade de suas decisões científicas, a existência do conflito deve ser clara e expressamente declarada a todas as partes interessadas nessas decisões, logo quando tomadas.”

Fonte: https://fapesp.br/boaspraticas/

 

DIRETRIZES ÉTICAS E BOAS PRÁTICAS NA PUBLICAÇÃO

A Revista da Escola de Guerra Naval adere integralmente às orientações sobre boas práticas para lidar com questões éticas na publicação de revistas científicas produzidas pelo COMMITTEE ON PUBLICATION ETHICS (COPE), tais como: manter a integridade acadêmica; publicar errata quando necessário; certificar-se de que os artigos sejam revisados por pareceristas qualificados; prover accountability da revista. Maiores informações sobre as instruções de ética de publicação do COPE podem ser acessadas no site: https://publicationethics.org/files/Research_institutions_guidelines_final.pdf

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES

1. Os originais submetidos à Revista, que atenderem à política, serão encaminhados ao Conselho Editorial, que fará uma pré-análise considerando o mérito científico e o escopo da revista. Aprovados nesta fase serão encaminhados, para pelo menos dois pareceristas ad hoc de reconhecida competência na temática abordada.

2. Os pareceristas, após receberem o artigo, emitem um parecer, com os respectivos comentários e avaliação final. Este parecer retorna aos editores que encaminha o resultado ao candidato, indicando, quando necessário, as alterações sugeridas e o prazo de reenvio do artigo.

3. A decisão final sobre a publicação ou não do original é sempre do Conselho Editorial, ao qual é reservado o direito de efetuar os ajustes que julgarem necessários.

 

FORMATO DE APRESENTAÇÃO

A Revista da Escola de Guerra Naval adota as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

1. Artigo: NBR 6022/2002 – Artigo em publicação periódica científica e impressa.

1. 1. Título e Resumo: em Português e Inglês (máximo de 200 palavras). Incluir, no mínimo, três palavras-chave por idioma.

1. 2. Identificação do autor: Nome completo dos autores na ordem em que deverá aparecer no texto, titulação, instituição, endereço postal e eletrônico. A partir de 2019 foi exigido o número do ORCID do autor substantivo, ou seja, caso haja mais de um autor no artigo, do autor principal, como pré-requisito para inclusão de artigo no processo de seleção da Revista da Escola de Guerra Naval. Para realizar o registro do ORCID, basta entrar no link https://orcid.org , que irão receber um e-mail, informado pelo autor, com o número do ORCID, quando poderão incluir vossas diversas publicações.

Essa nova exigência tem o propósito de cumprir item para indexação ao SciElo Brasil, membro do consórcio brasileiro do ORCID e pioneiro da publicação em acesso aberto. Atualmente mais de 75 periódicos que utilizam a plataforma SciElo solicitam iDs ORCID durante a submissão de artigos. Até o final de 2019, a estimativa é de cerca de 290 periódicos indexados pelo SciElo Brasil exigirão dos autores iDs ORCID durante o processo de submissão.

 

2. Citação: NBR 10520/2023 - Citações em documentos - Apresentação.

2. 1. Nas citações diretas, especificar no texto a(s), página(s), volume(s), tomo(s) ou seção(ões) da fonte consultada. No texto, até três linhas, essas citações devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

2. 2. As citações diretas devem ser destacadas com recuo padronizado em todo documento com relação à margem esquerda, podendo ser maior ou menor que 4 cm, desde que diferente do recuo do texto.

2. 3. Nas citações indiretas, a indicação da(s) página(s) consultada(s) é opcional.

Maiores detalhes, consultar norma.

 

3. Referências: NBR 6023/2018 – Referências – Elaboração.

3. 1. Numeração de seções: não deverá haver numeração de seções.

3. 2. Referências: as referências podem vir ao longo do texto no formato completas por meio de notas de rodapé ou abreviadas pelo sistema autor-data. Ao fim do texto devem constar todas as referências utilizadas pelo autor em ordem alfabética e não numeradas.

3. 3. Tipologia: Times New Roman 12, espaço 1,5 e margens de 2,5 cm.

 

4. Figuras e gráficos

O uso de tabelas e imagens deverá se restringir ao mínimo necessário, podendo vir ao longo do texto. Solicita-se que as tabelas e figuras sejam enviadas junto com o arquivo, de forma separada do texto para efeitos de diagramação, as mesmas deverão estar digitalizadas em 300dpi (alta qualidade) e no formato JPG. Para isso, após carregar o arquivo de submissão (o texto do artigo em Word), selecione “Adicionar novo arquivo”, em seguida, selecione a opção “Outros” como “Componente de arquivo” e faça o upload das imagens. Por último, confirme o processo.

 

Toda a correspondência referente à Revista deve ser encaminhada à:

Escola de Guerra Naval - Superintendência de Pesquisa e Pós-graduação, SPP

Avenida Pasteur, 480 – Praia Vermelha – Urca.

Rio de Janeiro – RJ

CEP: 22.290-255

e-mail: egn.revista@marinha.mil.br

Aos cuidados do Editor da Revista da Escola de Guerra Naval

Artigos

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Edição Temática

Chamada de artigos para Edição Temática referente ao 1º número de 2024 da Revista da EGN, com previsão para publicação em 15 de maio de 2024.

Tema: Os desafios políticos, técnicos e relativos à negociação do Arranjo de Procedimentos Especiais com a AIEA do programa Submarino Convencionalmente Armado de Propulsão Nuclear .

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