A pedagogia da viagem
educação de guardas-marinha no "Diário de uma viagem ao Brasil" de Maria Graham (1821-1822)
Palavras-chave:
História Marítima, Educação, ViagemResumo
Este trabalho traz uma leitura do “Diário de uma Viagem ao Brasil”, da viajante escritora Maria Graham, no ano de 1821. Maria Graham chega ao Brasil acompanhando seu marido, comandante naval da H.M.S Doris, que vem assegurar os direitos dos comerciantes britânicos na América do Sul, no contexto das guerras de independência. Na qualidade de professora de jovens guardas-marinha, analiso aqui como a viajante empreendeu, a partir de sua experiência como viajante, uma “pedagogia da viagem” junto aos seus alunos, revelando-nos uma pedagogia que utiliza a viagem como instrumento de conhecimento. Impulsionada pelas explorações territoriais na América do Sul, como parte da política colonial britânica, a viajante, cultivada pela estética naturalista e cientificista do início do século XIX, conduzirá e orientará seus jovens alunos a visita e passeios pela sociedade colonial brasileira, registrando os hábitos dos moradores, a fauna, a flora e o regime de trabalho escravista.