Fatores que impactam os resultados das licitações

uma análise da ancoragem dos valores de referência aos preços adjudicados à luz da teoria dos leilões.

Autores

  • Dayana Gonçalves da Silva
  • Patrick Del Bosco de Sales
  • Murilo Mac Corde Medina

Palavras-chave:

Licitações, Pregão, Pesquisa de Mercado, Teoria dos Leiloes

Resumo

As licitações brasileiras possuem um rito processual normativo vinculante às ações dos agentes públicos. A pesquisa de mercado como fase estratégica do processo se realizada de forma indevida fornece valores de referência por vezes superiores aos preços de mercado. Estes, encarados como âncoras nas decisões dos licitantes, fundamentando-se na teoria dos leilões, dificultam obtenção dos resultados esperados pelos órgãos públicos. Este artigo buscou evidenciar como os valores de referência podem influenciar àqueles adjudicados nos pregões. Utilizou-se análise estatística de regressão, por meio do software Gretl, dos dados de atas de registro de preços de 2019 para um material comum coletados no Comprasnet. Os resultados corroboram com a mudança de paradigma à indicação da etapa de planejamento ser estratégica num processo de compra pública e da importância da atuação do agente público capacitado. Pesquisas mais precisas e desenhos licitatórios mais adequados auxiliam a maximização dos resultados pretendidos pela Administração Pública.

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Publicado

2021-09-27