A Humanização no Escopo da Formação Acadêmica dos Graduandos em Odontologia, Enfermagem e Medicina à Luz dos Projetos Político-Pedagógicos

Humanization in the Scope of Academic Training of Undergraduate Students in Dentistry, Nursing and Medicine in the Light of Pedagogical Political Projects

Autores

  • Rita de Cássia Martins Moraes Universidade Federal Fluminense – UFF Niterói – RJ
  • Camila Moraes Albuquerque Universidade Federal Fluminense – UFF Niterói – RJ
  • Marcos Antônio Albuquerque de Senna Universidade Federal Fluminense – UFF Niterói – RJ
  • Henrique Eduardo Oliveira Universidade Federal Fluminense – UFF Niterói – RJ
  • Karinne Bueno Antunes Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ - Rj
  • Larissa Maria Assad Cavalcante Universidade Federal Fluminense – UFF Niterói – RJ/ Universidade Veiga de Almeida – UVA Rio de Janeiro – RJ

DOI:

https://doi.org/10.29327/25149.48.2-2

Palavras-chave:

Humanização, Medicina, Odontologia, Enfermagem, Formação Acadêmica

Resumo

Um dos maiores desafios na formação acadêmica do profissional de saúde é a conscientização da importância da humanização no atendimento, que, além de valorizar o cuidado em suas dimensões técnicas e científicas, reconhece também o direito dos pacientes, sua subje-tividade, individualidade e autonomia. Este trabalho objetivou identificar e analisar, por meio de uma pesquisa documental, a presença do termo humanização nos Projetos Político-Pedagógicos e Diretrizes Curriculares dos cursos de: Odontologia, Enfermagem e Medicina da Universidade Federal Fluminense em Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa. A análise documental dos currículos evidenciou uma aproximação com o tema nos três cursos estudados, porém com variações importantes no que se refere ao método de aplicação dos conteúdos teórico-práticos, ao longo do processo de formação. Nessa perspectiva, o curso de Medicina apresentou uma distribuição mais homogênea dos conteúdos relacionados ao termo humanização encontrado nas suas disciplinas obrigatórias. Foi possível, também, perceber o empenho dos cursos em contemplar as Novas Diretrizes Curriculares tendo a humanização como elemento prioritário no que se refere à construção de novas relações entre alunos, docentes, usuários dos serviços e a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) local. Conclui-se que os três cursos estudados apresentam uma aproximação com o tema, esforçam-se em incorporar os pressupostos da humanização, tais como: ética, respeito, acolhimento, e procuram uma maior aproximação entre os sujeitos envolvidos na construção de novas relações entre alunos, docentes e usuários dos serviços e a rede SUS local.

 

Biografia do Autor

  • Rita de Cássia Martins Moraes, Universidade Federal Fluminense – UFF Niterói – RJ

    Professora Associada do Departamento de Odontotécnica, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal Fluminense – UFF Niterói – RJ.

  • Camila Moraes Albuquerque, Universidade Federal Fluminense – UFF Niterói – RJ

    Mestre em Odontologia, Área de Clínica Odontológica, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal Fluminense – UFF Niterói – RJ.

  • Marcos Antônio Albuquerque de Senna, Universidade Federal Fluminense – UFF Niterói – RJ

    Professor Associado do Instituto de Saúde Coletiva com exercício no Departamento de Saúde e Sociedade, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal Fluminense – UFF Niterói – RJ.

  • Henrique Eduardo Oliveira, Universidade Federal Fluminense – UFF Niterói – RJ

    Professor Associado do curso de graduação em Odontologia, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal Fluminense – UFF Niterói – RJ.

  • Karinne Bueno Antunes, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ - Rj

    Doutoranda no Curso de Doutorado da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ - Rj.

  • Larissa Maria Assad Cavalcante, Universidade Federal Fluminense – UFF Niterói – RJ/ Universidade Veiga de Almeida – UVA Rio de Janeiro – RJ

    Professora Associada do Departamento de Odontologia Faculdade de Odontologia, Universidade Federal Fluminense – UFF Niterói – RJ. Professora do Programa de Pós-graduação em Odontologia, Faculdade de Odontologia, Universidade Veiga de Almeida – UVA Rio de Janeiro – RJ

Referências

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Publicado

2021-10-14

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A Humanização no Escopo da Formação Acadêmica dos Graduandos em Odontologia, Enfermagem e Medicina à Luz dos Projetos Político-Pedagógicos: Humanization in the Scope of Academic Training of Undergraduate Students in Dentistry, Nursing and Medicine in the Light of Pedagogical Political Projects. (2021). Revista Naval De Odontologia, 48(2), 17-25. https://doi.org/10.29327/25149.48.2-2

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