A Humanização no Escopo da Formação Acadêmica dos Graduandos em Odontologia, Enfermagem e Medicina à Luz dos Projetos Político-Pedagógicos Humanization in the Scope of Academic Training of Undergraduate Students in Dentistry, Nursing and Medicine in the Light of Pedagogical Political Projects

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Rita de Cássia Martins Moraes
Camila Moraes Albuquerque
Marcos Antônio Albuquerque de Senna
Henrique Eduardo Oliveira
Karinne Bueno Antunes
Larissa Maria Assad Cavalcante

Resumo

Um dos maiores desafios na formação acadêmica do profissional de saúde é a conscientização da importância da humanização no atendimento, que, além de valorizar o cuidado em suas dimensões técnicas e científicas, reconhece também o direito dos pacientes, sua subje-tividade, individualidade e autonomia. Este trabalho objetivou identificar e analisar, por meio de uma pesquisa documental, a presença do termo humanização nos Projetos Político-Pedagógicos e Diretrizes Curriculares dos cursos de: Odontologia, Enfermagem e Medicina da Universidade Federal Fluminense em Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa. A análise documental dos currículos evidenciou uma aproximação com o tema nos três cursos estudados, porém com variações importantes no que se refere ao método de aplicação dos conteúdos teórico-práticos, ao longo do processo de formação. Nessa perspectiva, o curso de Medicina apresentou uma distribuição mais homogênea dos conteúdos relacionados ao termo humanização encontrado nas suas disciplinas obrigatórias. Foi possível, também, perceber o empenho dos cursos em contemplar as Novas Diretrizes Curriculares tendo a humanização como elemento prioritário no que se refere à construção de novas relações entre alunos, docentes, usuários dos serviços e a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) local. Conclui-se que os três cursos estudados apresentam uma aproximação com o tema, esforçam-se em incorporar os pressupostos da humanização, tais como: ética, respeito, acolhimento, e procuram uma maior aproximação entre os sujeitos envolvidos na construção de novas relações entre alunos, docentes e usuários dos serviços e a rede SUS local.


 

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Como Citar
Rita de Cássia Martins Moraes, Camila Moraes Albuquerque, Marcos Antônio Albuquerque de Senna, Henrique Eduardo Oliveira, Karinne Bueno Antunes, & Larissa Maria Assad Cavalcante. (2021). A Humanização no Escopo da Formação Acadêmica dos Graduandos em Odontologia, Enfermagem e Medicina à Luz dos Projetos Político-Pedagógicos. Revista Naval De Odontologia, 48(2), 17-25. https://doi.org/10.29327/25149.48.2-2
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Rita de Cássia Martins Moraes, Universidade Federal Fluminense – UFF Niterói – RJ

Professora Associada do Departamento de Odontotécnica, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal Fluminense – UFF Niterói – RJ.

Camila Moraes Albuquerque, Universidade Federal Fluminense – UFF Niterói – RJ

Mestre em Odontologia, Área de Clínica Odontológica, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal Fluminense – UFF Niterói – RJ.

Marcos Antônio Albuquerque de Senna, Universidade Federal Fluminense – UFF Niterói – RJ

Professor Associado do Instituto de Saúde Coletiva com exercício no Departamento de Saúde e Sociedade, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal Fluminense – UFF Niterói – RJ.

Henrique Eduardo Oliveira, Universidade Federal Fluminense – UFF Niterói – RJ

Professor Associado do curso de graduação em Odontologia, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal Fluminense – UFF Niterói – RJ.

Karinne Bueno Antunes, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ - Rj

Doutoranda no Curso de Doutorado da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ - Rj.

Larissa Maria Assad Cavalcante, Universidade Federal Fluminense – UFF Niterói – RJ/ Universidade Veiga de Almeida – UVA Rio de Janeiro – RJ

Professora Associada do Departamento de Odontologia Faculdade de Odontologia, Universidade Federal Fluminense – UFF Niterói – RJ. Professora do Programa de Pós-graduação em Odontologia, Faculdade de Odontologia, Universidade Veiga de Almeida – UVA Rio de Janeiro – RJ

Referências

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