CHAMADA DE ARTIGOS - Dossiê: “O mar e as lutas pela independência na América luso-espanhola”

2021-10-06

A Revista Navigator recebe até 08 de fevereiro de 2022 artigos para composição do dossiê intitulado: "O mar e as lutas pela independência na América luso-espanhola", organizado pelo Prof. Dr. Fernando da Silva Camargo (Universidade Federal de Pelotas).

Os mares, situados entre as metrópoles e suas colônias, constituíram elemento de importância considerável nas lutas pela autonomia política levada a cabo por diferentes grupos na América. Tanto pela capacidade de unir, de vincular, como pela capacidade de separar, de romper. Bloqueios, combates, rotas, logísticas, comunicações, motivações: encontros e desencontros. Fatos e eventos, que em sua miríade incontável, permitem, a partir do olhar atento dos pesquisadores, um vislumbre parcial do que teria sido a relação entre o mar e os processos de independência nas américas espanhola e portuguesa. Passados dois séculos dos eventos e de seus cenários específicos, esse é um bom momento para que ocorra mais um esforço coletivo de estudar, analisar e interpretar aqueles fenômenos, sob o ponto de vista particular que envolve os mares e os rios e, principalmente, as pessoas que com eles interagiram, por qualquer motivo.

O dossiê temático "O mar e as lutas pela independência na América luso-espanhola", busca contribuições sobre os conflitos autonomistas na América luso-espanhola, entre os anos de 1810 e 1825, bem como seus contextos imediatamente anteriores e posteriores, em perspectivas que tenham como centralidade a atuação ou a interação humana com ambientes e realidades marítimas e fluviais,  que tratem: da atuação estrangeira, mercantil ou militar; do corso e da pirataria; da geopolítica fluvial e marítima; da diplomacia referente aos mares e rios; das práticas e técnicas de marinhagem; da organização das marinhas de guerra e mercante; dos combates navais; do contrabando marítimo; do comércio regular marítimo; e da construção naval.

Observamos que a aceitação dos trabalhos é decorrente do processo de avaliação por pares.

As submissões de artigos podem ser feitas pelo link: <https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/navigator/about/submissions>, onde também estão as diretrizes para os autores.

 Mais informações em: navigator@marinha.mil.br