Chamada de Artigos - Dossiê: “Ações militares e instituições marítimas brasileiras: da transmigração da corte lusitana à Independência”

2021-05-29

A Revista Navigator recebe até 08 de setembro de 2021 artigos para composição do dossiê intitulado: “Ações militares e instituições marítimas brasileiras: da transmigração da corte lusitana à Independência”, organizado pela Profª Dra. Mary Del Priore (Universidade Salgado de Oliveira) e pelo Prof. Dr. Fernando da Silva Rodrigues (Universidade Salgado de Oliveira).

“O passado - disse Ortega y Gasset - é o único arsenal onde podemos encontrar os meios para tornar o nosso futuro eficaz”. Não nos lembramos do passado apenas por causa dele, e muito menos por um desejo de permanecer nele, por uma ânsia de imitá-lo. Foi assim, que no ano de 2008 começaram as reflexões sobre o bicentenário da independência dos países latino-americanos, quando intelectuais de Espanha, Portugal e da América Latina voltaram ao passado procurando uma forma de interpretar o seu futuro imediato. Nesse sentido, este dossiê tem como proposta refletir, agora, sobre as comemorações do bicentenário do Brasil e analisar o processo político e militar de construção do Estado no período de 1808 a 1822, pois como dizia Miguel Pombo, no Discurso Preliminar sobre los Principios y Ventajas del Sistema Federativo – Constitución de los Estados Unidos de América, de 1811: “La independencia de América a princípios del siglo XIX, será en los anales de la historia un acontecimiento más memorable de lo que fue el de su descubrimiento, a fines del siglo XV”.

O dossiê temático "Ações militares e instituições marítimas brasileiras: da transmigração da corte lusitana à Independência", busca contribuições que cubram o período de chegada da Corte portuguesa em 1808, até a independência do Brasil em 1822, sob novas perspectivas e novas abordagens, que tratem: a própria transmigração; a atuação britânica nesse fluxo Atlântico; aspectos comerciais do período (comércio Atlântico e costeiro); viajantes estrangeiros; Missões Artísticas e Científicas; transformações no ensino militar com a implantação de escolas de formação de oficiais; ações militares em Caiena e na Cisplatina; e a Revolução Pernambucana de 1817.

Observamos que a aceitação dos trabalhos é decorrente do processo de avaliação por pares.

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