CHAMADA DE ARTIGOS - Dossiê: “A criação da Esquadra e as lutas pela consolidação da Independência do Brasil”

2022-05-04

Preponderante no contexto do processo de consolidação de nossa Independência, especialmente para a manutenção da integridade territorial do Brasil, o Poder Naval figurou como elemento de significativa importância em um quadro de aprofundamento da crise entre o então Reino do Brasil e Portugal. Na medida em que a rápida organização e a atuação da Esquadra Imperial mostrou-se fundamental para impedir a chegada de reforços portugueses ao Brasil e dar combate às suas tropas no litoral, apoiando ainda as lutas pela Independência em terra. Neste ano, em que se celebram os 200 anos da Independência do Brasil, destacam-se, ainda mais, os esforços de análise e interpretação acerca dos fenômenos históricos relativos ao processo de consolidação da Independência de nosso país e a criação da Esquadra brasileira nesse contexto.

 

O dossiê temático “A criação da Esquadra e as lutas pela consolidação da Independência do Brasil”, busca contribuições que abordem o processo de organização e formação da primeira Esquadra brasileira, no quadro da consolidação da Independência do país, e os conflitos levados a cabo com essa finalidade, no mar e em terra, entre os anos de 1822 e 1825. Em perspectivas cuja centralidade da análise se estabeleça sobre motes afetos a: aspectos logísticos, operacionais e humanos atinentes à constituição da primeira Esquadra; ações navais e militares na Guerra de Independência; elites locais e a Esquadra da Independência; perspectivas internacionais acerca da Independência do Brasil; construção e consolidação da memória sobre o processo de Independência do Brasil e cultura marítima nos tempos da Independência.


Observamos que a aceitação dos trabalhos é decorrente do processo de avaliação por pares e, ainda, que a revista Navigator recebe artigos nos seguintes idiomas: português, espanhol, inglês e francês.

As submissões de artigos podem ser feitas pelo link: <https://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/navigator/about/submissions>, onde também estão as diretrizes para os autores.

Mais informações em: navigator@marinha.mil.br