Editorial

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Teresa Cristina Pereira de Oliveira

Resumo

É com imensa satisfação que trazemos a público a quinquagésima edição da Revista Naval de Odontologia (RNO).


O número dois dessa edição comemorativa coincide com momento singular da história da Odontoclínica Central da Marinha (OCM): a obtenção da chancela de Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT). Como parte integrante dessa bem sucedida e reconhecida trajetória, a Revista Naval de Odontologia, periódico científico eletrônico, constitui-se numa importante ferramenta de divulgação científica, tendo como um de seus principais compromissos a aproximação entre o pesquisador e o cirurgião-dentista. Trata-se de um canal de publicação de estudos clínicos e revisão da literatura, indexado nas mais conceituadas bases de dados nacionais e internacionais, ocupando a honrosa segunda posição no ranking de periódicos mais acessados na Marinha do Brasil, com uma média mensal de 1800 acessos. Nessa edição especial trazemos ao nossos leitores dois artigos originais, um relato de caso e três revisões de literatura.


O primeiro artigo avalia a superfície do esmalte dentário por meio de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), após a remoção de resina residual que se segue ao procedimento de des- colagem de braquetes ortodônticos. O segundo artigo original é um estudo transversal que avalia o perfil de saúde geral e de higiene bucal de pacientes idosos atendidos no Serviço Integrado da Assistência Domiciliar do Hospital Naval Marcílio Dias (SIAD-HNMD).


O relato de caso apresenta a técnica cirúrgica de confecção de enxerto ósseo sintético por meio da utilização da tecnologia CAD/CAM (computer aided design/computer aided manufacturing), seguido da instalação de implantes osseointegráveis e reabilitação protética em um defeito ósseo na mandíbula.


Por fim, apresentamos três artigos de revisão de literatura: quanto à contribuição da tecnologia digital para a técnica cirúrgica de inserção de mini-implantes, quanto à Queilite Actínica (“Lábios de Marinheiro”) e quanto à importância dos métodos de determinação das idades esquelética e dentária na Ortodontia e Odontopediatria.


A Odontoclínica Central da Marinha (OCM), mensalmente, presta assistência a cerca de 15 mil usuários do Sistema de Saúde da Marinha, com abordagens clínicas completamente inseridas no conceito de Odontologia Baseada em Evidência (OBE). Esse conceito aplicado, integra a evi- dência científica à vasta experiência clínica de mais de 180 cirurgiões-dentistas, com o objetivo de suprir as necessidades do usuário do Sistema de Saúde da Marinha. Dotada de profissionais altamente comprometidos e capacitados, que possuem à sua disposição a mais moderna tecno- logia no que se refere ao diagnóstico e terapêutica em 11 especialidades da Odontologia, a OCM encontra-se estabelecida como um ambiente altamente promissor para o desenvolvimento da Inovação na área de Saúde.


É com olhar voltado para o futuro que a OCM reafirma o seu compromisso histórico com a exce- lência em Odontologia, que a partir de agora , também está alinhado ao firme propósito de promover a Ciência, a Tecnologia e a Inovação, trazendo benefícios para os nossos valorosos combatentes, suas famílias e a sociedade brasileira.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Cristina Pereira de Oliveira, T. (2023). Editorial. Revista Naval De Odontologia, 50(2), 4. Recuperado de http://www.portaldeperiodicos.marinha.mil.br/index.php/odontoclinica/article/view/5004
Seção
Editorial

Referências

editorial

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##